Friday, October 31, 2014
Cisco SmallCell
Venho falando de mobility através deste blog desde 2011 e, mesmo sem conhecer grande parte do que conheço hoje, já imaginava que haveria mais e mais uma integração entre redes Wifi e redes Celulares.
Isso vem acontecendo com muita intensidade a medida que as operadoras de celular perceberam que oferecer cobertura e atender a demanda exponencial dos últimos anos é praticamente impossível usando apenas as tradicionais antenas penduradas em torres, como vemos o tempo todo.
Não conheço do assunto de torres e antenas, mas não é difícil pressupor que os investimentos e a burocracia relacionados as essas atividades devem ser enormes. A prova disso é a deficiência na cobertura e desempenho que qualquer um sente ao afastar alguns quilômetros de um grande centro.
Falta de cobertura longe dos grandes centros, falta de desempenho nos grandes centros devido a alta demanda, esta tem sido a tônica do serviço celular.
Visando amenizar essa situação, novas tecnologias vem sendo disponibilizadas no mercado. Um grande exemplo são as smallcell oferecidas pela Cisco:
http://www.cisco.com/c/en/us/solutions/service-provider/small-cell-solutions/index.html
No link acima é possível ver o grau de imersão que a Cisco vem alcançando nesta direção. Indo desde a borda até o Core.
Porém, meu objetivo aqui não é falar de tecnologia mas apontar uma falha cometida pela Cisco em minha opinião.
Com uma abrangência cada vez maior neste tipo de tecnologia, porque a Cisco mantem o curriculum de Wireless restrito a 802.11 ? Realmente não compreendo.
Alguém poderia dizer que isso deve acontecer no futuro próximo, e eu acredito, mas porque uma empresa de vanguarda e detentora do programa de certificações mais bem sucedido entre todas as empresas, pode ser tão lenta e até omissa em relação a certificação de Wireless ?
Em 2012 quando comecei a pensar em CCNA Wireless, ainda era a prova 640-721, com previsão de maio de 2012 mudar para 640-722.
Pois bem,apenas em maio de 2014,dois anos depois, foi lançado o material oficial da certificação. Durante todo esse tempo, quem quisesse fazer a prova não tinha um material oficial para se basear.
O mesmo ocorre com o CCNP. Não existe um material decente do fabricante para essa certificação. Não fosse por Gerome Henry, não haveria era nenhum material.
A meu ver, além de material atualizado, a Cisco já deveria ter integrado ao Curriculum de Wifi toda a parte de 3G/4G. Isso valorizaria imensamente o Curriculum e formaria profissional para uma área que hoje é dominada por meia dúzia de profissionais que trabalham nas 2 ou 3 operadoras no mercado.
Ainda que não fosse adicionado a nível de CCNA, poderia ser um plus para CCNP e principalmente para CCIE.
Uma vez que a própria Cisco parace pretender transformar a administração de infra Wireless em plug and play, com a compra e ampliação da Meraki, dedicar um CCIE apenas para 802.11 me parece um pouco frustrante.
Eu vou obter a certificação CCNP Wireless, talvez até CCIE, mas espero que a Cisco consiga até lá corrigir essa falha e, caso a certificação CWNP consiga sair na frente, já que eles tem se mostrados muito mais organizados e focados que a Cisco, se tornar CWNE passaria a ser meu objetivo e não CCIE.
Em fim, esse post foi apenas um desabafo a respeito do gap deixado pela Cisco, a meu ver, sem o menor sentido e até anti-comercial para eles próprios.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment