Wednesday, October 22, 2014

CCNP Wireless - Site Survey


 Dando início a jornada rumo ao CCNP Wireless, comecei pelo que todos recomendam: CUWSS - Conducting Unified Wireless Site Survey.
 Como o CCNP Wireless não possui nenhuma prova prática, o Site Survey, que é uma atividade extremamente prática, é abordada de forma conceitual. Isso deixa essa matéria, por vezes tão interessante, um pouco chata em certos aspectos. O que ajuda a melhorar o interesse são os inúmeros vídeos na Internet e principalmente a vontade de fazer no próximo projeto o que é ensinado na teoria.
 Trazendo a discussão um pouco além da certificação, eu acredito que a atividade do Site Survey é bastante negligenciada. Mesmo em ambientes extremamente grandes, não é uma preocupação muito presente.
 Eu atribuo isso a duas coisas: Primeiro ao custo, segundo a cultura. Custo porque considerando uma empresa de grande porte com atuação em âmbito nacional, um site survey em todos os sites poderia tornar muitos projetos impraticaveis.
 É considerado um número de 8 a 10 Access Point por dia ao fazer um Site Survey. Considerando uma empresa com mais de 2000 Access Point, estamos falando de nada menos que 250 dias de trabalha de um técnico capacitado com pelo menos mais um auxiliar. Ou seja, um ano de trabalho apenas para uma atividade de preparação.
 O segundo motivo é a cultura. Redes Wireless ainda são pensadas em termos de cobertura e não de performance. Implantar uma rede levando em conta basicamente a cobertura não é difícil. Com uma planta do prédio e uma ferramenta de Site Survey "Predictive" como o WCS, é possível posicionar os Access Point de forma a oferecer um boa cobertura por toda a área. Mesmo dependendo apenas do bom senso do time de implantação é possível alcançar um resultado satisfatório. Como inclusive eu já presenciei num passo recente.
 Outro ponto é o fato das atividades de implantação serem dividas entre integrador e clientes. Muitas vezes o cliente fica com a tarefa de implantar os Access Point. Isso propicia uma redução de custo considerável se considerarmos uma rede espalhada por todo o país.
 Não se pode esperar que a equipe técnica do cliente tenha condições de realizar o site survey.Esta atividade exige um conhecimento aprofundado do espectro eletromagnético bem como de comportamentos esperados e indesejados dentro deste espectro.
 Em fim, de uma forma ou de outra, essa atividade acaba por ficar de lado em muitos projetos. Apesar do resultado final muitas vezes ser satisfatório mesmo não realizando o Site Survey, com a exigência cada vez maior em relação as Redes Wireless, será preciso mudar esse paradigma.
 O Site Survey possibilita obter um conhecimento profundo do espectro onde a rede está sendo implantada. Possibilita descobrir se a rede está em um ambiente saturado em uma determinada banda ou se é acometida de alguma interferência provocada por algum sistema próximo.
 O resultado final leva a  uma rede adaptada para o ambiente em questão e, consequentemente, em condições de propiciar um serviço melhor aos  usuários.
 Acredito que com a integração cada vez maior entre as ferramentas de colaboração, trazendo cada vez mais o serviço de voz para o ambiente sem fio, forçará as empresas a desenvolver redes Wireless cada vez mais confiável e de alto desempenho. O que dará,inevitavelmente ao Site Survey, a importância necessária dentro das empresas a ponto de um projeto de uma rede Wireless passar,invariavelmente, pela execução de um Site Survey.


No comments:

Post a Comment