Monday, November 3, 2014

Falta de Material para CCNP Wireless


  Até agora eu tenho seguido a seguinte metodologia de estudos: Ler material , assistir vídeos, fazer exercícios.
 A leitura de material vem sempre antes mas concatenado  com vídeos, dependendo do momento e local. Ambos tem a mesma importância sendo que o vídeo muitas vezes é mais didático. Mas nada substitui 'papirá', como se dizia no Exército, um bom material.
 Infelizmente a Cisco, como já havia manifestado no post anterior:
cisco-smallcell
não dispões no momento de um material oficial. Felizmente o Quick Reference disponível é bastante bom. Porém, se compararmos ,por exemplo ,o Quick Reference do CCNA Wireless com o material oficial,  eu tenho ambos, é possível ver uma grande diferença. O material oficial para o CCNA é bem mais aprofundado.
  Uma saída que eu indico, e tenho usado, é estudar o ótimo material do CWNP. Existe sempre alguma certificação similar entre as duas entidades. Por exemplo, para o CUWSS (Site Survey), o material do CWDP (CWDP Certified Wireless Design Professional Official Study Guide, Shawn M Jackman) cobre incrivelmente bem. O material é bem mais detalhado que o da Cisco, acredito que em todos os níveis. Isso é ótimo.
  Devido ao preço de uma prova Cisco, a preocupação com o material é justificável. Eu ja posterguei muitas vezes minhas certificações por questões financeiras, de forma que nao ter uma fonte de pesquisa confiável, adiciona uma dose de risco enorme no processo.
   Felizmente a empresa que trabalho hoje paga as certificações, mas são cada vez mais raras as empresas que fazem isso. Afinal, se uma empresa não possui um plano de carreira, é melhor para ela realmente não pagar certificações ou ela vai estar formando profissionais  para o mercado.
 Daqui a alguns dias vou escrever um post só com questões que encontrei na internet e vou comentá-las. Isso me ajudará a fixar e pode ajudar outras pessoas também.
  Braindump do tipo Pass4sure precisa ser visto de forma crítica. Não dá para ignorar de forma alguma, eu considero esta etapa fundamental na preparação.  O que não pode acontecer é a pessoa pular etapas e ficar apenas com os Braindumps.
  Em fim, acredito ser importante compartilhar essas experiencias porque eu já me vi sem confiança para fazer  uma prova, mas hoje tenho mais e mais confiança nos meus métodos e acredito que pode ser útil para outros.

No comments:

Post a Comment