Friday, October 17, 2014

CCNA Wireless - Finally !


  Há mais de uma ano atrás fiz um track para meu CCNA Wireless e postei váras coisas aqui. Áquela época, eu trabalhava em outra empresa e, apesar do meu interesse, não havia uma motivação  para investir na certificação porque minhas atividades se concentravam muito mais em R&S e Security do que em Wireless e, além do mais,a empresa não bancava.
 Atualmente atuo em uma função totalmente voltada para  projetos Wireless e, além disso, a empresa facilita demais o acesso à certificações. Resultado, hoje tirei meu CCNA Wireless.. Meu plano é obter CCNP Wireless em menos de um ano.
 Como é esperado de quem fez a prova, algumas dicas:
Estude o material oficial 840-722 até você se sentir confortável com todos os tópicos. O tempo obviamente depende da capacidade de absorção de cada um. Assista vídeos 'as much as you can'. Essas dicas são para quem quer conhecer o assunto e não apenas ter um certificado.
 Após se sentir familiar com a teoria, responda questionários. O próprio material do CCNA tem muitas questões, por volta de 10 perguntas por capítulo. Outro material bom para a prática é o da Actual Test "Implementing Cisco Unified Wireless Networking Essentials v2.0",
 Se conseguir 80% neste material, pode marcar a prova.
No meu teste, como é esperado, não caiu nenhuma configuração. Não caiu Drag and Drop..
 Se você não tem hands on, ou seja, se você não acessa equipamentos reais, procure acessar. É possivel  emular uma Controller com  VMware. Existemm questões onde é preciso saber qual o caminho para realizar uma tarefa. O mesmo vale para o WCS. Que também é possível rodar em VM. A Cisco disponibiliza um Trial em seu site.
 Por exemplo, umas das questões que caiu em minha prova era: Em qual  menu é preciso entrar para configurar Web-auth e havia algumas opções. Alguém que não tenha familiaridade com os menus da Controller, pode ficar na dúvida.
 Não caiu nenhuma questão para converter dBm para mW e  vice-versa. Eu estava bem preparado para isso e recomendo que se preparem porque uma outra pessoa que fez a prova recente pegou várias questões destas.
  O tempo da prova foi muito mais que suficiente. Eu fiz a prova com meia hora e tinha 1 hora e 40, isso em ingles, em português acho que é um pouco menor.
  Então é isso. Vou iniciar meu track para o CCNP Wireless e já comecei a estudar para a primeira prova que vai ser Site Survey.
  A medida que for conseguindo mais conhecimento, vou continuar a usar esse blog para Self Study e espero com isso poder ajudar algem.

No comments:

Post a Comment