Monday, September 15, 2014

Power Save Mode - Economizando Energia

     Um dos aspectos mais críticos na indústria de tecnologias móveis é certamente economia de energia. Fabricantes tem investido muito  no desenvolvimento de baterias com autonomia cada vez maior e técnicas que possibilitem fazer essas baterias durarem mais e mais.Porém, a disposição das pessoas em estarem conectadas e muitas vezes maior do que todo o esforço realizado pelos fabricantes. O resultado é uma necessidade cada vez maior por autonomia.
  É esperado que no decorrer dos tempos surja algo realmente revolucionário em termos de baterias. Até agora,entretanto, Níquel,Cádmio,Lítio,etc  tem feito um bom trabalho.
 Na parte da Infraestrutura Client/AP algumas coisas bastante interessantes acontecem para auxiliar neste processo e hoje vamos ver um pouco do que ocorre neste âmbito
visando a economia, um client é capaz de desativar seu rádio e "dormir", caso não esteja em atividade. Ao fazer isso, ele informa primeiramente o Access Point ao qual ele está conectado.
 O Access Point passa a Buferizar os frames tanto unicast quanto broadcast e multicast para o referido Client.
 Assim, frames destinados para o  Client é transferido para o Buffer e o AP adiciona em seus Beacons frames uma informação chamada de TIM (Traffic Indication Map) e DTIM (Delivery Traffic Indication Message). O porque de não serem ambos Map ou Message realmente não sei. A meu ver, se ambos fossem Message, faria mais sentido. Em fim, independente da sigla a função dos dois é bem similar. De tempos em tempos o Client "acorda" e verifica o beacon enviado pelo AP. O AP adiciona as informações de TIM e DTIM e a identificação do Client,chamado de AID. Desta forma, se o Client  verifica a presença de TIM e DTIM e seu AID, ele envia ao AP um tipo especial de frame chamado de PS Poll, requisitando os frames buferizados. Ele enviará PS Poll até que não haja mais frames buferizados.
 Este método tem funcionado nas redes Wireless por bastante tempo mas a necessidade por sistemas ainda mais eficiente levou ao desenvolvimento do padrão 802.11e também chamado de WMM ou Wireless Multimidia.
  Neste padrão, a gerência de economia de energia sai das mão dos Access Point e vai para as mãos dos Clients.
 802.11e também adiciona funcionalidades de QoS (Quality of Service) de forma que o AP não apenas buferiza os frames mas os buferiza em filas. Obedecendo as filas de QoS comum em Wireless: Voice,Vídeo,Best Effort e Beckground.
  A imagem abaixo é bem ilustrativa deste processo:



 Como pode ser visto acima, o processo inicia com o Client informando o AP que irá entrar em modo "Sleep". O AP começa a buferizar frames para o Client. Em um dado momento o Client acorda e solicita os frames buferizados. Porem, reparem que ele solicita por ordem de prioridade.
 E isso é tudo. Mais um assunto muito interessante sobre Wireless.

No comments:

Post a Comment