Tuesday, September 9, 2014

802.11ac - MU-MIMO

Em novembro de 2012 escrevi algo sobre 802.11ac e hoje gostaria de escrever sobre uma funcionalidade desta tecnologia,chamada de MU-MIMO.
 Lembro que ainda fazia previsões da integração entre tecnologias celulares e Wifi. Certamente essa integração já existia na época, não faz nem tanto tempo assim que escrevi, mas hoje é evidente que elas existem, pelo menos para mim. Na época, entretanto, não era.  Na Promonlogicalis tive a oportunidade de me inteirar de projetos realizado com as operadoras de celular. Apesar de ainda não ter realizado nenhum destes projetos, tenho acompanhado junto com as equipes que os fazem e posso garantir que é extremamente interessante.
  Mas voltando a "previsão" feita em 2012, aquilo que vislumbrei hoje já tem até um nome e se chama Smart Wifi. Cada operadora tem chamado de uma forma. A T-Mobile por exemplo chama de Wifi Calling e já vi outros. Mas enfim, a ideia é justamente aquela que imaginei que haveria. Como disse, não estou requisitando nada em meu nome, certamente tudo isso já estava acontecendo desde então, mas eu ainda estava buscando proximidade com o munto Wifi e ainda não conhecia. Tinha uma ideia de como poderia ser.
 O fato é que com esta funcionalidade, não é preciso mais estar ao alcance de um sinal Celular para usar a rede Celular. Essa integração está cada vez mais evidente e muito esforços estão sendo feito para que isso vá mais e mais longe.
 Entretando,não é esse o objetivo do artigo. Eu gostaria de falar sobre MU-MIMO que significa Multi-User Multiple Input Multiple Output.Esse conceito foi iniciada com 802.11n,porém, em 802.11n tinhamos o que é chamado de SU-MIMO, ou, Single-User. MU-MIMO de fato transforma os Access Points em Switches, vencendo, com  isso, uma barreira tão antiga quando a própria tecnologia sem fio.
 Ao ser capaz de "conversar" com diferentes Clients ao mesmo tempo, um AP não é mais visto como um Hub, ainda que a característica básica de uma BSS (Basic Service Set) continua imutável, todos estão em um mesmo domínio de colisão. Isso talvez não mude nunca.
 Mas como é possível então termos um ambiente segmentado em um mesmo domínio de colisão?
A figura abaixo pode ajudar a compreender:



Fonte:http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/wireless/aironet-3600-series/white_paper_c11-713103.html

Pois bem. Como podemos ver, aproveitando a capacidade adiquirida em versões anteriores das tecnologias Wifi como  Beamforming, um AP consegue direcionar o Sinal para um determinado cliente e posteriormente para outro.
  Obviamente que o sinal ainda será recebido por todos mas a sencibilidade e a inteligencia dos atuais equipamentos permitem que eles consigam determinar, baseado na potencia ou outro requisito, que o sinal é direcionado a eles.
 A Cisco inseriu na versão 8.0 do AireOS uma funcionalidade chamada de RX-SOP(Inseriu na interface gráfica) onde é possível estabelecer um RSSI mínimo para que um client seja aceito na célula. Após entrar em uma zona cujo RSSI seja inferior a esse treshold, o AP envia desassociation request para o Client, forçando ele a ir para um outro AP.
 Isso sinaliza que é possível estabelecer uma fronteira bastante clara de uma BSA mesmo sendo o sinal eletromaginetico algo táo fluído. Baseado em parâmetros como o RX-SOP, que fique claro que isso não está incluído em MU-MIMO, pelo menos não que eu saiba. Mas permite que tenhamos uma noção do quanto é possível gerenciar as conexão mesmo estando em um meio compartilhado.
 Certamente a muito mais o que se falar sobre MU-MIMO mas acredito que é possível obter a idéia apartir do que foi exposto aqui. E esse era o meu objetivo. Discussões mais técnicas poderão ser apresentadas em um futuro, assim que eu aprofundar mais nos detalhes.
  Desta forma encerro aqui esse artigo. Mais uma vez com a convicção de que Wifi é o grande trunfo no que se refere a comunicação nos tempos modernos e cada vez mais eu tenho certeza do quanto vale a pena conhecer mais e mais desta tecnologia.


No comments:

Post a Comment