Tuesday, January 22, 2013

Voltando ao mundo da Telefonia


 As pessoas que me conhecem a mais tempo certamente pensam em min como um profissional da área de Telefonia. Porque eu estive nessa área por longos 6 anos. De 2001 a 2006 eu apenas trabalhei com essa área. Sabia muito pouco de redes, uma vez que trabalhava com Telefonia convencional. Na verdade iniciei como auxiliar técnico em 2001. O máximo que havia de integração com redes era através dos aplicativos que usavam CTI como tarifadores, mesas operadoras virtuais,etc. Era, em geral ,comunicação ponto-a-ponto com o PABX e algum computador.
. Quando a Telefonia convencional, TDM, começou a mostrar sinais de cançasso, pelo menos na esfera em que eu trabalhava, eu iniciei meus estudos de redes. Seria plausível de minha parte dizer que o fiz por perceber que seria inevitável uma migração do TDM para o IP, e talvez, tenha realmente sido assim,mas a rigor não foi.
 Eu pretendia fazer Engenharia Elétrica e me especializar em Eletrônica afim de trabalhar em algum projeto de PABX, TDM, mas a dificuldade em volta de fazer Engenharia Elétrica me conduziu para o curso de Redes. Eu consegui uma bolsa integral do governo e apostei na área. Por sorte, já nos primeiros dias de aulas eu me encontrei na área correta e me senti muito feliz por ter 'caído' nesse curso.
 Entre 2006 e 2009 eu ainda mantive contato com Telefonia, mas já tive a oportunidade de trabalhar com Voip e, por essa época, conheci Asterisk. Asterisk foi uma grande experiência profissional para min. Eu estava migrando para o mundo TCP/IP.
 Em 2011 com minha vinda para a AT&T, ironicamente uma empresa famosa pelo Telefone, eu entrei definitivamente na área de redes. Inicialmente ainda pensei em migrar para a área de Voz dentro da empresa, mas meu gosto por Redes era grande demais para sair. Os cenários de Redes que me foram apresentados eram, e ainda são, desafios estupendos, me possibilitando atingir um patamar de conhecimento de redes que eu jamais pensaria poder conseguir.
 Eu aprendo sobre redes a cada dia, minha curva de aprendizado está a uma ano e 4 meses numa vertical.
 Porém, para minha grata surpresa, soube que meu time passará a suporta infraestrutura de Voz também.
 Considero isso perfeito!  Estar ao mesmo tempo nas duas áreas, obviamente no caso de Telefonia apenas Telefonia IP, me faz completar um ciclo. Fico feliz por poder aproveitar os conhecimentos adquiridos ao longo de tempos. Ainda que a plataforma em questão seja Cisco, sei que poderei transferir muito de minha experiência.
 A medida que for aprendendo sobre Telefonica Cisco vou poder enriquecer o blog com minhas experiências. Quem sabe após CCNA Wireless não inicio CCNA VOICE. Afinal, Voz sobre Wireless é umas das grandes promessas das duas áreas.

Flavio Miranda.

No comments:

Post a Comment