Sunday, June 3, 2012

Programador: Ser ou não Ser

O primeiro contato que eu tive com uma linguagem de programação foi em 2001 no meu curso de técnico em Telecom. Tive aulas de assembly quase no mesmo momento que estava descobrindo o computador. Infelizmente não consegui aproveitar nada da matéria.
  Mais tarde em 2006, já na faculdade de redes, tive contato com Java. Foi um ano aprendendo, ou tentando aprender, essa linguagem. Todos da turma de redes, principalmente aqueles que já haviam se deparados com alguma linguagem de programação antes, eram contrário a ter programação em um curso de redes. Eu não tinha parâmetros e não consegui absorver muito do que foi passado. Não dei sequência nos estudos de Java e procurei apenas 'passar' na matéria. Eu até enxergava algo incrível em programação e sempre admirei os programadores porque no fim de tudo, em computação, eles são os que constroem as coisas.
  Mas redes esteve sempre como meu principal objetivo e eu procurei seguir dessa forma. Entretando, muitas vezes em que estava lendo algum artigo,algum conceito mais complexo, eu me via diante de alguma coisa de programação. Quando procurei me informar sobre pós-graduação, um dos pré-requisitos que me foi mencionado era saber programar em pelo menos uma linguagem de programação.
 Mesmo nos troubleshooting de redes, não são raras as vezes que nos deparamos tentando entender os caminhos seguidos por um dado protocolo,ou olhando para tela de um syslog,quantas mensagens estruturadas nos é passado. No fundo de tudo isso, algo tenta se comunicar conosco. Quando mais você é capaz de se aproximar da linguagem da máquina, mais você é capaz de compreender o que ela está tentando te dizer. Não que uma linguagem de programação seja a forma que uma máquina fala, ela fala por '0' e '1',mas uma linguagem de programação é racionalmente o mais próximo que conseguimos falar com ela.
 Diante dessas ponderações e diante do meu ojetivo de fazer uma Pós em 2013, estou iniciando meu estudo em 'C'.
 Escolhi C por ser a linguagem da maioria dos sistemas operacionais,inclusive Unix/Linux. Além do mais, não ojetivo ser nenhum programador. Nâo tenho a menor prenteção de enveredar pelos caminhos de construir software ou coisas assim. Gostaria de ter um conhecimento suficiente para compreender a fundo um protocolo por exemplo. Ser capaz de olhar a implentação e ver o que ele realmente precisa fazer.
  Ontem baixei um compilador chamdo MinGW para Windows 7. Configurei de acordo com alguns tutoriais na Net e hoje,como meu start em C,contruí o famoso "Hello World". rsrs:
 Segue a compilação:
C:\>gcc hello_world.c -o hello_world

E a execução:

C:\>hello_world.exe
Hello World
C:\>
Ridiculamente simples, é a melhor definição desse programa,mas não deixa de ser um programa em C. Como Java teve origem em C, eu poderei aproveitar muitas coisas que aprendi na Faculdade.
E assim seguiremos nosso estudo!!!







No comments:

Post a Comment