Pensar que as redes sem fio são redes iguais as todas as outras, porém, usando como meio de transmissão o ar, é um erro enorme.
Redes sem fio possui diferenças gigantescas em relação as demais tecnologias de redes e merecem um estudo mais detalhado.
As redes sem fio são relativamente antigas. Basta dizer que foi estudando redes sem fio no Hawaii que Bob Metcalfe desenvolveu o protocolo Ethernet nos Labs da Xerox. Nessa época se falava em protocolo aloha,mas, sem dúvidas influenciou os protocolos atuais.
Apesar das redes sem fio também serem ditas redes Ethernet, elas quase nada tem haver com as redes Ethernet cabeadas. Não apenas por não usarem o protocolo CSMA/CD e sim o CSMA/CA, mas existem mais diferenças que semelhanças entre ambas.
Outro aspecto a ser considerado é que as redes sem fio são de longe a tecnologia de redes mais importante nos dias de hoje. A filosofia de vida moderna clama por comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar. Mobilidade e comunicação juntas é a palavra de ordem no nosso mundo e apenas as redes sem fio são capazes de fornecer isso.
Eu diria ainda que a diferença entre as redes sem fio tem diminuído da mesma forma que a rede Ethernet cabeada tem se tornado um padrão quase dominante sobre os demais tipos de redes: ATM,Frame Relay,DSL,etc tem sucumbido ao enorme crescimento das redes Ethernet que, com o auxílio das Fibras ópticas, não se limita mais aos 100 metros do cabo UTP.
Acredito que em um futuro bem próximo, teremos um tipo comun de redes sem fio ou dispositivos que sejam capazes de facilmente operar entre elas. Propostas como Wimax e o novo protocolo 802.11ac, dão indícios que as redes sem fio Wan e Lan tornarão cada vez mais próximas, quebrando a divisão de Indoor e outdoor.
Baseado nessas perspectivas, pretendo iniciar uma série de Post sobre essa tecnologia e pretendo culminar como a obtenção do meu CCNA Wireless.
Acho uma pena que a linha de certificação Cisco para redes Wireless não vá além da tecnologia 802.11,mesmo a nível CCIE,mas, ainda assim, pode-se considerar uma ótima abordagem sobre as redes sem fio.
No comments:
Post a Comment