Tuesday, November 4, 2014

Oversubscription


 A definição de Oversubscription é :
"Refers to connecting more users to a system than can be fully supported if all of them were using it at the same time. Networks and servers are almost always designed with some amount of oversubscription, counting on the fact that not everybody needs the service at maximum speed simultaneously. If they do, delays are certainly the result, and outages may occur."
 A definição está relacionada diretamente a algo chamado de Dimensionamento. Dimensionar, seja o que for, está relacionado a um profundo conhecimento daquilo que se está dimensionando. Eu particularmente me interesso muito por esse assunto e o considero um dos mais desafiadores dentro de TI.
 O jargão oversubscription em TI é usado de forma a representar o quanto de dimensionamento é necessário em um determinado ponto da rede para suportar uma determinada demanda. O efeito colateral de um mal dimensionamento é referido como Bottleneck, ou, pescoço de garrafa.
 Os pontos da rede onde esse conceito é mais exigido é no dimensionamento entre a quantidade de portas de um switch em função do uplink.
  Em um switch de 24 portas de 1 Giga, temos 24 Giga de capacidade total. A situação ideal sugere que tenhamos um uplink de 24 Giga, porém, no mundo real isso não é factível.
  Existe uma série de considerações que podem ser feitas nesse tipo de cenário inclusive o tipo de aplicação em uso. Ouvi uma história uma vez que quando uma equipe de TI estava configurando a rede da Bovespa, em virtude da criticidade do negócio, foi pensado um Oversubscription de 4:1. Isso significa que a cada 4 portas de 1 Giga no Switch, haverá uma porta de 1 Giga de Uplink.
   Tamanho foi a surpresa dessa equipe quando ela foi visitar a bolsa de Nova York e descobriram que eles usavam um oversubscription de 20:1. Eu não tenho como comprovar a veracidade desta história, mas o super dimensionamento pode acontecer por culpa de vários fatores, o principal deles é o desconhecimento.
 De uma forma ou de outra, esse assunto é controverso e coloca em xeque o conhecimento de muita gente experiente. Muitas vezes é preciso conhecer muito bem a rede para chegar a um valor ideal.
  Como o foco deste blog neste momento é Wireless, vou discorrer um pouco sobre Oversubscription relacionado a Wireless.
 O fator que dificulta dimensionar a demanda para Wireless é saber quanto de Duty Cycle acontecerá na rede. Duty Cycle é por quanto tempo a rede está sendo usado, é percentual tempo x utilização.Na verdade é impossível saber qual será o Duty Cycle em uma rede de usuários. Uma câmera, por exemplo, tem 100 % de Duty Cycle. Isso significa que, uma vez ligada, ela transmitirá 100% do tempo.
 Vamos considerar um AP com 802.11n com os dois rádios ativos. Considerando 100% Duty Cycle, rádio de 2.4 Ghz a 144 Mbps,já que estamos falando de uma comunicação Half-duplex, teremos de 70 a 75 Mbps na rede cabeada.
 Para o rádio de 5 Ghz com canal de 40 Mhz, teremos um demanda de 300 Mbps, o que significa algo em torno de 150 Mbps na parte cabeada.
 Como dissemos acima, nosso AP possui os dois rádios ativos, logo, estamos falando de 75 + 150 Mbps, o que resulta em 225 Mbps na rede cabeada.
 O cálculos acima foi feito considerando 100% Duty Cycle, o que não acontece na realidade o tempo todo.
 Outro ponto onde temos que considerar o Oversubscripion é nas portas da Controller. Considerando  APs em local mode, onde todo o tráfego da rede é direcionada para a Controller, é preciso dimensionar as portas da Controller para receber e dissipar o trafego corretamente. De acordo com o material Quick Reference para a prova CUWSS, 20 : 1 é considerado aceitácel.
 Isso significa, em termos práticos que se todos os APs juntos gerarem 160 Giga, precisaremos que todas as portas de uma Controller 5508 estejam ativas e operacionais.
 Um material espetecular sobre o assunto é o "Aerohive_High-Density_Wi-Fi-Design-Config-Guide_330073-02", disponível para download.
 Outra fonte de informação valiosíssima é o Blog : Revolutionwifi
 .Nesse blog podemos assistir a uma série de vídeos sobre High-Density Wi-Fi Design, que discute a parte mais interessante de Oversubscription em Wireless que é determinar quando de demanda é gerada por uma determinada aplicação. Considerando Notebooks, Tablets, etc.
 Eu recomendo muito o Blog. Abaixo segue um dos vídeo:




Esse assunto pode reder vários outros artigos e é isso que pretendo fazer. Estudar com mais detalhes várias situações onde a implementação de Oversubscription é crítico e discutir aqui em forma de artigos.





Monday, November 3, 2014

Falta de Material para CCNP Wireless


  Até agora eu tenho seguido a seguinte metodologia de estudos: Ler material , assistir vídeos, fazer exercícios.
 A leitura de material vem sempre antes mas concatenado  com vídeos, dependendo do momento e local. Ambos tem a mesma importância sendo que o vídeo muitas vezes é mais didático. Mas nada substitui 'papirá', como se dizia no Exército, um bom material.
 Infelizmente a Cisco, como já havia manifestado no post anterior:
cisco-smallcell
não dispões no momento de um material oficial. Felizmente o Quick Reference disponível é bastante bom. Porém, se compararmos ,por exemplo ,o Quick Reference do CCNA Wireless com o material oficial,  eu tenho ambos, é possível ver uma grande diferença. O material oficial para o CCNA é bem mais aprofundado.
  Uma saída que eu indico, e tenho usado, é estudar o ótimo material do CWNP. Existe sempre alguma certificação similar entre as duas entidades. Por exemplo, para o CUWSS (Site Survey), o material do CWDP (CWDP Certified Wireless Design Professional Official Study Guide, Shawn M Jackman) cobre incrivelmente bem. O material é bem mais detalhado que o da Cisco, acredito que em todos os níveis. Isso é ótimo.
  Devido ao preço de uma prova Cisco, a preocupação com o material é justificável. Eu ja posterguei muitas vezes minhas certificações por questões financeiras, de forma que nao ter uma fonte de pesquisa confiável, adiciona uma dose de risco enorme no processo.
   Felizmente a empresa que trabalho hoje paga as certificações, mas são cada vez mais raras as empresas que fazem isso. Afinal, se uma empresa não possui um plano de carreira, é melhor para ela realmente não pagar certificações ou ela vai estar formando profissionais  para o mercado.
 Daqui a alguns dias vou escrever um post só com questões que encontrei na internet e vou comentá-las. Isso me ajudará a fixar e pode ajudar outras pessoas também.
  Braindump do tipo Pass4sure precisa ser visto de forma crítica. Não dá para ignorar de forma alguma, eu considero esta etapa fundamental na preparação.  O que não pode acontecer é a pessoa pular etapas e ficar apenas com os Braindumps.
  Em fim, acredito ser importante compartilhar essas experiencias porque eu já me vi sem confiança para fazer  uma prova, mas hoje tenho mais e mais confiança nos meus métodos e acredito que pode ser útil para outros.