Thursday, November 7, 2013

Juniper ?


  A Cisco é tão predominante no mercado de  TI que é perfeitamente possível para um profissional trabalhar apenas com Cisco. E isso acontece com muitos.
 Nos últimos dois anos eu trabalhei unico e exclusivamente com Cisco, no que tange a equipamentos de Redes. Certificacoes  giram em torno de de CCXX. (CCNA,CCNP,CCIE,etc,etc)
  O IOS, sistema operacional dos equipamentos da Cisco, é tão popular quanto o Windows para desktop. É quase mandatório para um profissional de TI saber programar um equipamento Cisco.
 Mas diante de uma possibilidade de mudança, um profissional precisa estar prepadado para acompanhar essa mudança.
 Existem muitas coisas acontecendo no mercado que podem influenciar empresas a não pensar apenas em Cisco. Seja por questão de preço, seja por questão de concorrência.
 Recentemente soube de uma reestruturação na rede do maior cliente que atuo. Grande parte dos equipamentos de Redes, a parte mais importante dela, o Core, será migrado para Juniper.
 Juniper ?
 A Juniper é uma jovem empresa fundada por um Indiano chamado Pradeep Sindhu sediada em Sunnyvale, CA, Estados Unidos. Apesar de ser uma empresa pequena, se comparada a gigantes como a Cisco, por exemplo, a Juniper tem conquistado  muitos clientes grandes ao redor do mundo. Apostando em um diferencial que é a construção de equipamentos para Core com alta performance, a Juniper  está hoje em vários segmentos de TI como switching , Wireless, alem de Firewall.
 É quase estranho que uma empresa do porte da Juniper tenha feito ruído  em TI sem que tenha sido comprada por uma Cisco ou por outra gigante. Mas há quem explique isso da seguinte forma. Ja li em algum lugar que a Juniper é o fiel da balança para a Cisco. Sempre próximo de dominar por completo o mercado de TI, a Cisco sabe que isso poderia lhe traser problemas com leis governamentais. Tal qual aconteceu com a AT&T no passado, quando foi dividida em várias partes para que houvesse concorrência em Telecom nos EUA.
 Já ouvi alguem dizer que a boa concorrencia feito pela Juniper frente a Cisco é usada pela ultima para estímulo dentro de sua equipe. Como forma de continuar buscando melhorias.
 Especulação a parte, eu tive um contato  com  Juniper recentemente, ainda não equipamentos reais, mas através do GNS3, e me surpreendi bastante.
 A possibilidade de emular com GNS3, apesar de ser estremanente 'pesado', torna possivel uma experiencia com o JUNOS. Foi uma boa briga emular com QEMU, mas valeu a pena. Outra opção bem mais facil é rodar o Olive em VM, mas perde um pouco o encando.
 Como primeiras impressões do JUNOS, eu diria que não tem nada a ver com IOS. Apenas o comando show se repete. A estrutura de diretórios é totalmente diferente. 
 O JUNOS trabalha muito próximo ao Sistema Operacional e este não é tão abstraído como ocorre com o IOS. 
 É possivel ter acesso ao Sistema Operacional e voltar para o JUNOS.  Uma funcionalidade que achei  muito bacana é a possibilidade de fazer um "tcpdump" a nível de JUNOS. Isso é fantástico em termos de troubleshooting. A Cisco não tem algo assim em tempo real.
 
A navegação nos diretórios é um pouco mais complicado que o IOS. A Cisco tem basicamente três modos enquanto o JUNOS possui uma árvore enorme.

 Existe uma infinidades de comparativos e descobertas a serem feitas. É provavel que eu escreva um novo artigo com informações mais técnias.
 Em resumo, a mensagem que eu gostaria de passar é que é preciso estar sempre pronto para um novo desafio, uma nova tecnologia. Saber Cisco é fundamental, mas não existe apenas ela no mercado. Conhecer outros Sistemas pode significar um diferencial dentro de nossa area. Vale aqui o conselho de Steve Jobs: " Stay hungry, stay foolish"
 

No comments:

Post a Comment