Friday, November 23, 2012

802.11ac


 O padrão 802.11n ainda é considerado draft para a certificação CCNA Wireless e o mercado já se movimenta com a chegada do novo padrão 802.11ac.
 E não tem como, para quem é apaixonado por uma tecnologia, não tem como não correr atrás das novidades que acompanham uma nova tecnologia.
Talvez a velocidade seja o que mais chame a atenção dos consumidores mas para min existem outras coisas que me interessam ainda mais. Como eu disse no meu primeiro post sobre rede wireless, em maio desse ano, nós caminhamos para um tipo comun de rede Wireless. E isso se tornou evidente com 802.11ac : Data offloading.
 Sem ir muito a fundo em explicações técnicas, eu vou expor minha opinião. Acredito que a integração entre as redes Wireless, e eu chamo de "as redes Wireless" as redes Wans como TDMA,CDMA,GSM,3G,4G ,LTE ou redes MAN como Wimax e, obviamente, 802.11, irá se dar de uma forma que já existe nos dias de hoje em  redes LWAPP. Como se sabe, em redes Wireless corporativas onde é empregado o protocolo LWAPP, podemos ter dois tipos de integração entre os APs e a Controller.
 Quando a controller e os APs estão em um mesmo site, configura-se os APs em modo Local e quando temos sites remotos usamos H-REAP. :

 A figura abaixo mostra como isso é configurado:



  Na verdade podemos ter outras formas mas, as demais formas ,estão relacionadas a troubleshooting e não a transporte de dados.

  No modo Local, é fechado um túnel LWAPP entre AP e Controller e todo o tráfego gerado pelos Clients é enviado para a Controller e dessa para o Distribution System.
  Quando temos uma topologia com Sites remotos, usamos o modo H-REAP. O túnel LWAPP é fechado da mesma forma,porém, apenas o tráfego de gerência é enviado para a controller. Tráfego de usuários são enviados pelo AP para o link local. A razão para isso é bem óbvia. Se o site remoto  está conectado ao site central por um link dedicado, MPLS ou VPN não interessa. O que interessa é que não há motivo para sobrecarregar o link. Enviando apenas o trafego de gerenciamento, teremos uma considerável economia de banda.
 Mas afinal, o que isso tem haver como 802.11ac ? Ora, continuando com minha opnião, o modo H-REAP parece ser uma alternativa natural para uma rede Wireless totalmente integrada.
 Imagine que você está indo para o trabalho e seu celular está conectado à rede de sua operadora celular. Ao chegar em seu trabalho, considerando um prédio por exemplo, é muito comun não haver um sinal de qualidade dentro de um edifício. Porém, podemos ter uma rede Wireless internamente. Seu Celular pode se integrar a rede Wireless, fechar um túnel com sua operadora, saindo pela internet do seu prédio,cabeada ou não, e sua comunicação continua de forma transparente.
 Essa é apenas um cenário e concordaria se alguém me dissesse que existem outras idéias bem melhores.
O que eu quero dizer, no entanto, é que a integração das tecnologias de forma a permitir o roam de uma rede Celular Outdoor  para uma rede Wireless Indoor, pode ser transparente usando um conceito como o já usado pelo H-REAP.
  Lendo sobre a tecnologia 802.11ac, percebemos que isso está sendo desenvolvido. Ainda que sem um padrão ainda não claramente definido, mesmo tendo todas as barreiras das soluções proprietárias, vemos que isso está em trânsito.
 Talvez o resultado final surpreenda e seja totalmente diferente. Mas uma coisa parece clara, a comunicação  móvel caminha para ser de fato everywhere!
  Como ainda estou me preparando para o CCNA, tecnologias como 802.11a,b,g,n devem ser estudas, mas, como disse acima, é impossível não se deixar levar pelas enormes possibilidades que estão surgindo. É uma pena que as certificações não conseguem  acompanhar essa evolução.
 Ah, sobre velocidade ? 802.11ac promete máximo de  6,9 Gbits/s !!

 Até a próxima !



No comments:

Post a Comment