Friday, August 24, 2012

LWAPP - Wireless Unificado

Wireless se apresenta de duas formas : De forma independente ou Standalone e de forma integrada ou LWAPP : Light weight Access Point Protocol.
 É muito mais comun na forma independente tendo no máximo uma conexão em WDS entre os roteadores Wireless. Nas implementações de Wireless que pude fazer no passado, no máximo fazíamos WDS.

  Em grandes empresas temos  redes wireless no formato LWAPP e aí sim as coisas ficam interessantes. Nesse artigo gostaria de falar um pouco dessa forma de comunicação e apresentar alguns conceitos relacionados a essa modalidade de Wireless que, inclusive, é cobrado na certificação Cisco. Como não poderia ser diferente, a Cisco desenvolveu esse  protocolo que posteriormente foi homologado pelo IEEE sob o nome de CAPWAP :  Control and Provisioning of wireless Access Point.

  Na arquitetura LAWPP teremos 5 componentes a saber:


-The Clientes  - Not necessary Cisco Clients
-The AP -  1130AG, 1240AG,1250AG,1300 Series Bridge,,1400 Series Bridge, 1500 Series Bridge Outdoor (For CCNA)
-The Network Unification : 44xx Series WLC, 3750G WLC, Cisco WiSM, 2106 WLC, Cisco WLCM
-The Network Managment  :  Cisco WCS, WCS Navigator, Location Appliance
-Network Service – Supporting devices (ASA,Router, Switches)



Explicando as partes:


Os clients são os software que fazem a interface entre os Sistemas operacionais e as Redes Wireless. No Windows temos por padrão o WZC, ou Wireless  Zero Configuration ou WLAN Autoconfig. Todas as versoes mais novas do Windows já vem munidos desse aplicativo.
  Nos demais Sistemas operacionais vamos encontrar também algum client do tipo.
Algumas placas Wireless podem vir com um client próprio, a Intel por exemplo. E a Cisco possui seu próprio Client e outros softwares relacionados a Wireless para clients.

A segunda parte da estrutura são os APs. Como podemos ver acima, a Cisco disponibiliza uma série deles sendo que alguns estão em "End of Life" e outros continuam. Das versoes cobradas no CCNA, a 1250AG é compatível com 802.11n, que para o CCNA ainda é  Draft.
  No mercado já temos o Cisco 1140 compatível com 802.11n. Nas próximas atualizações da Certificação já deveremos ter essa tecnologia como padrão de fato e esse modelo de AP entre os relacionados.



A Terceira parte da estrutura são as Wireless Lan Controller, ou, WLC. Não vou aprofundar aqui porque existe muito a ser dito e podemos fazer um post a parte. O que precisa ser dito,por hora, é que as WLCs são as estrelas de uma rede Wireless LWAPP. Elas fazem a interfaces entre os APs, falando o protocolo LWAPP e a rede cabeada, falando Ethernet. As WLCs tem o controle de todos os APs, fornecem o Firmware para os novos APs, faz atualizações para versões mais novas, em fim, é o cérebro dessa estrutura.

A quarta parte é a parte de gerência da rede. Eu não conheço alguns desses componentes ainda mas já possuo alguma intimidade com o WCS e posso afirmar que ele é incrível. É uma plataforma de gerenciamento completa que controla toda a rede de forma visual e muito bem feita pela Cisco.

A imagem abaixo dá uma noção do potencial dessa plataforma. É possível inclusive dimencionar a quantidade de APs necessárias para uma determinada área usando o WCS.








Na figura, a parte em azul representa o sinal emitido pelo AP.


A última parte fica por conta do restante da rede. A rede Wireless existe como uma parte de acesso à rede cabeada, ela quase nunca existe de forma independente. Existe sempre uma interação com a rede cabeada e todos os devices que estão nela.

 A grande vantagem dessa estrutura centralizada é a facilidade de gerenciamento e escalabilidade. A adição de um novo AP na rede é feita de forma fácil e transparente. A Cisco refere aos seus APs em LWAPP como "One touch" APs. Isso significa que a única configuração que precisa ser feito no AP é apontá-lo para uma Wireless Controller. Quando se tem mais de uma controller na rede, é boa prática escolher uma delas para a função de fazer a primeira conexão com o novo AP. Uma vez apontado uma controller no novo AP, ele se associará a ela usando seu mac address como hostname. Após essa etapa, basta configurá-lo a partir da controller em questão e apontá-lo para qualquer outra controller na rede.


  Em ambientes resundantes podem ser escolhidas até 3 controllers para um AP, sendo que uma delas será a Controller primária. No caso de falha dessa controller, o AP se associará a outra, evitando "down time" na rede.

   Outra  feature muito interessante em LWAPP é mobilidade. É possível ter mobilidade  entre "Mobility group" dentro de um "Mobility domain". A mobilidade ou roam, pode acontecer em camada dois e em camada 3.
Entretando, também vou deixar esse assunto para ser aprofundado em um post exclusivo.

Dessa forma, vou encerrando esse overview sobre essa modalidade de Wireless. Infelizmente ainda não é tão facilmente vista nas empresas, mas acredito e espero que isso mude rapidamente.

Nos próximos post, vou escolher algum assunto mais específico,como roam, para falar mais a fundo.



No comments:

Post a Comment