Tuesday, April 17, 2012

CCNA 640-802

Hoje fiz minha prova  CCNA 640-802. Passei, graças a Deus! Sem ser arrogante, poderia ser CCNA a bem mais tempo, na verdade nem tive uma score tão boa assim, tirei quase que o suficiente para passar, mas confesso que adiei demais essa certificação, nem sei exatamente mais porque motivo.
  Durante muito tempo essa certificação era tão 'distante' para  mim pelo fato de não conviver com pessoas que fossem certificadas. Além do mais, não existia nenhuma exigência ou estímulo para isso por parte das empresas onde passei, apenas minha própria vontade de ser CCNA.
   Acredito que minha vinda  para a AT&T foi determinante nessa tomada de decisão. Além do estímulo que recebi da empresa com reembolso do valor pago, que diga-se de passagem está bem caro. Tem ainda o fato de todas as pessoas da parte técnica na empresa ter essa e várias outras certificações.
  O quão fácil ou difícil é a prova vai depender de cada um. Cada pessoa é a medida de si mesmo, não adianta querer se basear nesse fato. Eu achei questões bastante fáceis e questões bastante difíceis.
  Das 48 questões, foram dois Labs, um de EIGRP e um de ACL e uma questão com simulador para descobrir status de Spanning tree e VTP. No mais, foram questões de multipla escolha, drag and drop e por ai vai. Nada diferente dos muitos simuladores de provas que podem ser encontrados pela net.
   O Lab de ACL foi de certa forma tranquilo mas o Lab de EIGRP foi bem complicado. No Lab de EIGRP eu encontrei coisas erradas e corrigi mas como o tempo começou a ficar apertado, salvei o que eu tinha feito e passei adiante. Não sei se é considerado alguma coisa  mas é fato que não se pode sacrificar uma prova em função de uma questão.
  Em termos de materiais a dica que eu dou é os livros ICND 1 e ICND2 do Weldon Odom. O simulador que vem com os livros é muito bom. Tem um nível bem parecido com o CCNA real e ainda trás Labs. Não sei quanto esta custando mas vale a penas ter. Diria inclusive que nem precisa de outros materiais.
 Esses livros são em inglês, da mesma forma que minha prova. Se alguém disser: Mas eu não manjo de inglês!
Ai eu digo o seguinte: Então ao invés de CCNA, dedique algum tempo ao inglês antes. Na minha modesta consepção, não vale a pena correr atrás de certificações sem ser capaz de pelo menos compreender um material em inglês. Mesmo que o ambiente de trabalho não exiga que você fale inglês, todos sabemos que praticamente todo bom material na área de TI, para citar apenas uma área, estão em inglês!
 Então é isso. Eu pretendo marcar minha próxima prova assim que determinar qual será a próxima, estou entre fazer Wireless, voice ou partir para CCNP R&S. Mas vou usar a tática de marcar porque considerei essa tática muito eficaz. Saber que existe uma data te ajuda a se organizar e te força a estudar.
  Qualquer pergunta pode ser endereçada ao meu e-mail que terei prazer em ajudar.

2 comments:

  1. Oi... vc sabe me dizer se na questão de lab o simulador tem aquela função de TAB para comlpetar os comandos...ou ? para listar as opção de comando?

    ReplyDelete
  2. Sim tem. Mas um conselho. Ao estudar, pratique como se não tivesse! Comandos podem serem cobrados não apenas nos simuladores! Em todo material que eu estudei, sempre falaram da importância de digitar todo o comando ao estudar!

    ReplyDelete