Tuesday, January 17, 2012

Wake-UP-On-LAN

Hoje lembrei de algo que fiz a bastante tempo e que é interessante do ponto de vista técnico e útil também. WoL ou Wake Up On LAN. Me recordo que quando li sobre esse assunto e iniciei um estudo sobre isso, não acreditava realmente que isso fosse possível. A primeira vez que eu realizei com sucesso, fiquei extasiado com o ocorrido.
 Wol é na verdade a capacidade que um PC possui de ser ligado através de um pacote especial enviado para a placa de rede. Como se sabe, quando desligamos o PC, a placa de rede ou NIC continua ligada devido a conexão com o Switch ou Hub. Mesmo estando desligado o PC é possível observar que o LED da placa de rede continua acesa, caso a placa possua LED, uma vez que nem todas tem.
  Mais ou menos 4 anos atrás eu li algo sobre isso e fiquei maravilhado. A princípio considerei que fosse uma daquelas coisas que apenas Hackers conseguem fazer, que mesmo tendo tutoriais na Internet a gente nunca consegue fazer funcionar.
  Foi quando iniciei meus testes. Primeiro é preciso verificar na BIOS se essa opção não está desativada. Geralmente não está. Também é preciso ativar essa opção na placa de rede, como abaixo:


 


Esse é apenas um exemplo de como pode ser apresentado. Essa interface de rede é do meu Modem 3G e não possibilita essa configuração,mas em uma placa de Rede normal é possível marcar a opção "Allow the Device to wake the Computer".

 Com isso, a placa de rede ao receber o "Magic Packet", é capaz de ligar o computador.
Pare que isso funcione é preciso ter um software, facilmente encontrado na Internet, que envia o pacote. Também faz-se necessário conhecer o MAC address da placa de rede e no caso do computador estar em outra rede ou atrás de Firewall, a porta 7 ou 9 deve estar aberta e direcionada para o PC em questão.
   O fato é que funciona e pode ser muito útil. Em um outro trabalho, eu tinha máquinas que ficavam dentro do ambiente do cliente, sob minha responsabilidade. Muitas vezes essas máquinas desligavam devido a queda de energia e eu não queria ir até o cliente apenas para ligar o servidor, ou pedir para o cliente ter esse trabalho. Dessa forma, muitas vezes eu me valia dessa técnica para ligar o Server novamente.

A primeira vez foi no meu próprio computador. Deixei tudo preparado, desliguei-o e fui para o trabalho, como minha Internet possuía IP válido funcionou direitinho. Fiquei em êxtase quando vi que o PC estava ligado!
   Existe uma opção ainda mais prática  em que é possível habilitar na BIOS o Wake up automático. Assim, quando faltar energia e o PC desligar, ele ligará sozinho assim que a energia se restabelecer. Para os caso de queda de energia isso é bem prático. Mas o WoL supera por ser algo que você controla.

É isso aí. Uma curiosidade que as vezes acaba passando despercebido até pelos Micreiros.


















No comments:

Post a Comment